Ovinocaprinocultura leiteira como alternativa para o agronegócio

A criação de pequenos ruminantes leiteiros apresenta um grande potencial de desenvolvimento no contexto da pecuária brasileira. A atividade apresenta inúmeras vantagens como: facilidade no manejo dos animais; excelente capacidade de adaptação a diferentes cenários; possibilidade de produção em áreas menores; curto ciclo reprodutivo; alto retorno financeiro; baixo custo de implantação do sistema. Por isso, a ovinocaprinocultura leiteira chama atenção como alternativa sustentável, compatível com pequenos, médios e grandes produtores, podendo ser uma atividade socioeconômica promissora para o agronegócio.
Por ser responsável pela fabricação de produtos de alta qualidade nutricional e de sabores e texturas diferenciados, os produtos à base de leite de pequenos ruminantes também possuem alto valor agregado.
Por ser responsável pela fabricação de produtos de alta qualidade nutricional e de sabores e texturas diferenciados, os produtos à base de leite de pequenos ruminantes também possuem alto valor agregado.
A crescente exigência do consumidor final por produtos de diferenciados, faz com que a qualidade do produto entregue ao mercado seja fator fundamental para a expansão da atividade.

Por isso para se atingir todo o potencial da produção leiteira de cabra e ovelha é necessário se conhecer o potencial produtivo da propriedade rural para realizar um gerenciamento de processos e criar eficientes procedimentos de manejo produtivo e controle de qualidade do leite.
Para a Qualibéé, conhecer a produção e planejar estratégias para a melhoria progressiva da produção e da qualidade do leite além de abrir novas possibilidades de mercado ao produtor rural, é ferramenta essencial para que se evite perdas produtivas e melhore a eficiência de produção do sistema. Ou seja, aumentar a produção por animal e consequentemente a lucratividade da propriedade. Por isso o processo de desenvolvimento da ovinocaprinocultura leiteira é dependente de um trabalho conjunto entre técnicos, acadêmicos, empresas e produtores rurais. Só assim criaremos juntos ferramentas funcionais e eficientes para atingir todo o potencial produtivo dos pequenos ruminantes.