Ovinocultura Leiteira

O leite ovino é um produto de elevado valor nutricional, podendo apresentar o dobro de gordura e proteína que o leite de vaca e cabra. Em síntese, sua constituição é característica importante na fabricação de produtos lácteos, como iogurtes e queijos de texturas e sabores específicos, conferindo-lhes altos valores de mercado. O seu rendimento médio para produção de queijos é aproximadamente 5 kg de leite para 1 kg de queijo produzido. O retorno financeiro com a produção de cordeiros também deve ser considerado. A ovelha leiteira também tem sido responsável por produção de animais de boa composição de carcaça dos cordeiros, devido ao melhoramento genético em busca de melhor produção de leite e composição de carcaça.

O desenvolvimento de um programa de qualidade do leite de ovelha da Qualibéé, passa necessariamente pelo monitoramento constante do teor de sólidos e da qualidade sanitária do sistema.
Além do conhecimento da produção de leite de cada ovelha no rebanho, é fundamental entender a influência dos procedimentos empregados sobre a produção de gordura e proteína do produto.
O investimento do produtor em animais especializados na produção de leite deve ser acompanhado de perto pela assistência técnica através do controle de produção e sanidade dos animais e a adoção de manejos e planos nutricionais adequados que atendam os objetivos comerciais da produção.Dessa forma garantiremos a eficiência produtiva e o todo o potencial produtivo do rebanho será alcançado.