Caprinocultura Leiteira

A Caprinocultura leiteira, possui expressiva importância para cenário agropecuário brasileiro. Programas de incentivo do governo, assim como o crescimento do consumo do leite e seus derivados promovem a expansão da criação de cabras leiteiras especializadas no território brasileiro.
O leite caprino é comercializado como leite fluido e também é matéria prima para fabricação de queijos finos, iogurte, cosméticos e é recomendado como substituto ao consumo de leite de vaca para pessoas intolerantes a lactose e a caseína desta espécie. As cabras apresentam alta capacidade seletiva dos alimentos, o que proporciona melhor aproveitamento da dieta e excelente eficiência em produção de leite.
Para obter sucesso na caprinocultura leiteira o produtor rural tem a necessidade de manter em seu rebanho cabras cada vez mais eficientes na produção.

Para isso é necessário conhecer a produção individual dos animais e estabelecer programas de evolução produtiva do rebanho.
O desenvolvimento de programas de nutrição, reprodução e monitoramento da qualidade do leite são ferramentas essenciais para que a assistência técnica da Qualibéé possa garantir ao caprinocultor que o sistema produtivo alcance todo o seu potencial.
Através do trabalho em conjunto de técnicos e produtores podemos conhecer as potencialidades do sistema e estabelecer procedimentos que aumente a eficiência produtiva e a lucratividade do sistema, e assim garantiremos uma escala de produção sustentável.